Comendadores Jantando
A Frei Benevenuto Santa Cruz
Assentados, mais fundo que sentados
eles sentam sobre as supercadeiras:
cadeiras com patas, mais que pernas,
e de pau-d’aço, um que não manqueja.
Se assentam tão fundo e fundadamente
que mais do que sentados em cadeiras,
eles parecem assentados, com cimento,
sobre as fundações das próprias igrejas.
2
Assentados fundo ou fundassentados,
à prova de qualquer abalo e falência,
se centram no problema circunscrito
que o prato de cada um lhe apresenta;
se centram atentos na questão prato,
atenção ao mesmo tempo acesa e cega,
tão em ponta que o talher se contagia
e que a prata inemocional se retesa.
Então, fazem lembrar os do anatomista
o método e os modos deles nessa mesa:
contudo, eles consomem o que dissecam
(daí se aguçarem em ponta, em vespa);
o prato deu soluções, não problemas,
e tanta atenção só visa a evitar perdas:
no consumir das questões pré-cozidas
que demandam das cozinhas e igrejas.
João Cabral de Melo Neto
Marly de Oliveira afirma que os poemas de João Cabral apresentam o número quatro e seus múltiplos, de forma consciente significando o racional, o que tem equilíbrio, sem levar em conta que, para os antigos, o quatro simbolizava as partes, as qualidades e os aspectos do um ou do Deus. Por ele ter dificuldade em aceitar uma existência ligada à transcendência, o quatro em sua poesia representa o estável e o estático.
“Comendadores Jantando” é composto de vinte e quatro versos, divididos em duas estrofes e para uma melhor compreensão vamos dividi-lo em partes. A primeira parte (verso 1 ao 10) apresenta alguns conceitos a partir de dois radicais:
sent e fund.
Assentados fundo sentados
sentam
assentam fundo fundadamente
sentados
assentados
fundações
2
Assentados fundo fundassentados
Sabemos que Cabral menospreza a espontaneidade, nega a inspiração e repudia a musicalidade. Ele prefere o “canto a palo seco”. Portanto, a assonância do ‘s’ e do ‘n’ presente no poema não explora nenhum tipo de música, mas introduz o campo semântico de assentado.
Os vocábulos assentado, sentado e fundo, se isolados, possuem significados singulares, mas correlacionados dão uma idéia de firmeza, fixidez, rigidez, que é intensificada pela presença de outros componentes, como “pau-d’aço,” “com cimento” e outros.
Num processo posterior, na síntese desses vocábulos através da aglutinação em fundassentados, todos os sentidos anteriores se convergem a um outro sentido muito além, a uma imagem para-semântica. Fundassentado é uma metáfora estrutural porque aponta para um significado meta-semântico. Essa única palavra “chega a ponto de conter todo um cosmo metafórico”. (1)
Essa imagem para-semântica de fundassentado é terra como o índice de um lugar no espaço onde se assentam fundações, onde se instaura e se exerce o poder. Percebemos isso com a presença do signo supercadeiras que cria a ideologia trono, que é a substância concreta do poder.
Os versos
“eles parecem assentados com cimento,
sobre as fundações das próprias igrejas.”
levam-nos a uma associação de igrejas à terra devido à presença do componente fundações – é na terra que elas, as fundações (igrejas), são assentadas.
A segunda parte do poema (verso 11 ao 24) estrutura-se num campo semântico ligado à ceia, paralelo a cozinhas :
2
prato
prato
talher
prata
mesa
prato
pré-cozidas
cozinhas
Se observarmos, nesse campo semântico também depreende-se a idéia de terra como índice do espaço de nutrição, o lugar onde os alimentos são possíveis.
O verso
“o método e os modos deles nessa mesa”
permite uma analogia entre o ato de comer e a forma de o poder ser exercido.
Vamos reler os seguintes versos:
“à prova de qualquer abalo e falência,
no consumir das questões pré-cozidas
que demandam das cozinhas e igrejas.”
O signo cozinhas, inserido no contexto do ato da ceia e justaposto ao signo igrejas, leva-nos a uma imagem muito além de seu conceito, inferindo uma idéia de família, que é o reflexo de toda uma ação de poder.
Há várias imagens que podemos visualizar:
Cristianismo Latifúndio Poder
| / \ |
Igrejas Terra Propriedade Comendadores
Ceia Terra Trono
/ \ / \ / \
Igreja Cozinha Propriedade Igreja Supercadeiras Igreja
Sabemos que a metapoesia de João Cabral usa a palavra concreta, foge do conceito transformado em imagem, prefere o símile à metáfora e busca a forma perfeita. Sabemos também que sua obra reflete um ser inserido e participativo de todos os ideais que perpassam o humano.
“Comendadores jantando” pertence à NORDESTE B, do livro EDUCAÇÃO PELA PEDRA, e nele podemos constatar a preocupação do autor pelo social. Esse poema é uma síntese-crítica ao poder. Na primeira parte vemos como o poder se instaura ( fundassentados ); na segunda, como esse poder é exercido ( no modo de comer) e o reflexo de sua atuação na família ( cozinhas ), que sempre esteve presente de forma submissa e passiva.
(1) (Haroldo de Campos, A Obra Aberta)